Pedro Troncoso
Unregistered
Em varias viagens que fiz de moto e de carro do Brasil para o Chile, tive encontros desagradáveis com a policia argentina e chilena. Na Argentina é corrupção pura e simples com alto grau de agresividade, e no Chile, o extremo rigor com que é aplicada a lei chegando ao extremo de ter a carteira de habilitação retida até me apresentar ao juiz e perder o direito de dirigir no país por 30 dias, para quem está viajando, isso e fatal. (Eles retem a carteira por esse tempo) A falta; andar a 120kmh no meio do deserto de Atacama, veloc máx. 100kmh. Tránsito: zero. Eu gostaria de saber de experiencias de outros companheiros para poder elaborar uma rota cuidadosa para evitar incomodação para todo mundo. O verão está chegando
e todo mundo na estrada, o Chile é lindo no verão, especialmente o sul e o deserto de Atacama. Estou partindo partindo na metade de Dezembro na minha Sahara 97 acabada de comprar.
Postagens: 639
Tópicos: 10
Juntou-se: Apr 2006
Reputação:
0
Estado: Goiás
Meus caros Saharentos: Nas duas vezes que fui a Perú, por rotas diferentes(argentina,chile,paraguay,bolivia,brasil}, nao tive maiores problemas, creio que pelos seguintes motivos:
1. Tinha todos os documentos que pediam (essencial na argentina é a Carta Verde ou seguro contra-terceiros)
2. Mostreime sempre seguro sem ser debochado. Como quem sabia o que estava fazendo.
3. Extrema prudência e respeito às normas de transito e educação.
Alguns "imprevistos" e como os contornei:
No Perú e na Bolivia quando errei o sentido das ruas, concordei com os guardas que me diziam que teria de ir à delegacia, como eles queriam grana, faziam delongas e eu esperava, até cansavam de esperar e me deixavam ir.
No Chile, sabendo da lendaria rigidez dos "carabineros" segui as regras á risca, até parei em placa de PARE, no meio do Deserto de Atacama, pondo os dois pes no chao, como indicam no Chile que deve ser feito. Quando avistava os carabineros de transito, ia ao encontro deles e lhes pedia informaçoes, eles me guiavam até os locais.
Na Bolivia, nao diga que está usando o pais como mero corredor para chegar ao Perú, diga que veio conhecer a historia e geografia bolivianas. No Paraguai, uma vez o guarda me pediu o EXTINTOR, eu dei uma contagiante gargalhada (olha, tem que ser contagiante, nao debochada) e disse que ja me tinha informado no Consulado Paraguaio no Brasil e sabia que extintor nao era necessario, o guarda tambem deu risada e me deixou partir.
Ah! voce dirá que eu tive sorte, é verdade, eu tive, especialmente quando voltava ao Brasil, via Argentina com a CARTA VERDE vencida (só tinha feito o seguro por 30 dias) foi só na oração e por "sorte" Deus me respondeu, ninguem me pediu a tal carta verde (na ida, foi pedida todo dia, em todo lugar), mas essa já é outra história...
Postagens: 441
Tópicos: 27
Juntou-se: Jun 2006
Reputação:
0
Estado: SC
Eu (ainda) nunca fiz uma viajem de moto internacional, mas a experiência do pessoal que conheço e pelo que li, é bastante útil para se esquivar das extorções dos policiais da Argentina, levar uma cópia da legislação de trânsito de lá, e falar que conseguiu na embaixada argentina no Brasil ... pois normalmente eles inventam de tudo pra te levar uma grana, e até possuem legislação alterada pra te mostrar, caso vc argumente ... falam que precisa de extintor de incêndio (o tal "mata fuego" deles), de um bendito pano preto que ninguem sabe pra que serve, e se duvidar até estepe ... assim, com a legislação original, vc tira e fala, beleza, em qual artigo esta isto mesmo? e caiu a casa pra eles ... acho q na maioria das vezes deve funcionar ... e claro, não se esqueça da carta verde que é obrigatória nos países do mercosul.
Postagens: 1,888
Tópicos: 17
Juntou-se: Mar 2006
Reputação:
0
Estado: Rio de Janeiro
O essencial,mesmo,é respeitar a sinalização e ter respeito pelo outro,uma coisa que muitos de nós já esquecemos.
E documentação em dia,claro.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
Raul Martinez
Unregistered
Nunca fui de moto desde o Brasil até outro país, mas já dirigi na Venezuela e na Colômbia, nos dois paises é obrigatório o seguro contra terceiros. Respeitar as leis, documentação em regra, etc. Uma coisa com visto de turista se o país pertence ao Mercosul, você pode dirigir.
Na Colômbia é obrigatório o uso dum Colete com a placa da moto em material que reflete a luz. Em Cuba, não sei que diz a legislação, mas você pode ver toda classe de irregularidade, já vi quatro pessoas sem capacete numa moto Russa tipo CG. Cosa mas grande mi Hermano!
Abrazos
Postagens: 3,366
Tópicos: 106
Juntou-se: May 2006
Reputação:
2
Estado: Minas Gerais
Saharamaniacos as dicas são importantisimas para quem nunca viajou para o exterior, o que acham de um manual de procedimentos para viagens internacional
Adriano
Postagens: 1,888
Tópicos: 17
Juntou-se: Mar 2006
Reputação:
0
Fogo é andar na Inglaterra:é do lado E da pista.Dirigir não é tanto o problema,é mais fácil que de carro.O perigo é quando VC sai de um estacionamento,ou faz um cruzamento,que VC olha pro lado errado,ou mesmo,sai pelo lado errado,o que fiz várias vezes.
Ainda bem que nessa época do ano(junho,encontro e corridas na Ilha de Mann,o Tourist Trophy)o país está cheio de estrangeiros,e cheio de placas avisando para tomar cuidado com eles,gente que vem para as corridas da Europa toda.
Uma particularidade lá: Pedestre é Rei! Botou o pé na pista,não precisa ter faixa ou sinal,farol,semáforo,TEM que PARAR!Até cego atravessa sem se preocupar.Normalmente há um sinalizador com luz intermitente amarela marcando o local de travessia.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
Postagens: 3,366
Tópicos: 106
Juntou-se: May 2006
Reputação:
2
Estado: Minas Gerais
A vantagem de rodar pela Europa são as rodovias, alem de quase tudo ser um cartão postal, as rodovias são um tapete.( Um sono rodar na os paises da europa "no verão" e de moto claro.) :roll: :roll: :roll:
Adriano
Postagens: 1,873
Tópicos: 86
Juntou-se: Nov 2005
Reputação:
0
e por essas e outras que so faço viagens pelo Brasil..........
1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 7º, 8º, 9º e 10º Aniversários do Moto Grupo, estive lá com a Paty, e no ......11º..... 12º....Se Deus quiser estaremos lá também e agora com a Sarinha............
|