Grande Israel,
Parabens pela viagem, e pelo relato tb, acompanhei o blog e achei fantanstico.
Mas o meu interesse em particular na sua viagem é pq estou com uma viagem para o Atacama agendada para Agosto deste ano e a minha maior preocupação é com relação ao desempenho da moto, tb tenho uma Sahara e quando fui a Argentina e Uruguai ela acabou bebendo mais doq devia devido a alta octanagem da gasolina de la, mas mantinha o bom desempenho, porem sei q com a altitude, a coisa é diferente e a moto chega a perder mais de 40% de potencia, por isso estou pesquisando o maximo para saber como proceder para evitar tal perda de desempenho, vcs fizeram alguma regulagem especial? qual foi a altonomia feita dentro do Chile?
[]s
T+
Baiano
Reginaldo Rohden
Unregistered
Yuri David Escreveu:Grande Israel,
Parabens pela viagem, e pelo relato também, acompanhei o blog e achei fantanstico.
Mas o meu interesse em particular na sua viagem é porque estou com uma viagem para o Atacama agendada para Agosto deste ano e a minha maior preocupação é com relação ao desempenho da moto, também tenho uma Sahara e quando fui a Argentina e Uruguai ela acabou bebendo mais doq devia devido a alta octanagem da gasolina de la, mas mantinha o bom desempenho, porem sei que com a altitude, a coisa é diferente e a moto chega a perder mais de 40% de potencia, por isso estou pesquisando o maximo para saber como proceder para evitar tal perda de desempenho, vocês fizeram alguma regulagem especial? qual foi a altonomia feita dentro do Chile?
[]s
T+
Baiano
Olá Yuri David,
Acho que o mais importante que regulagem da moto, gicleur, etc, é se você está preparado para enfrentar o frio, no mês de agosto, na região do Atacama?
Abraços,
Reginaldo Rohden.
Citação:Yuri David escreveu:
Grande Israel,
Parabens pela viagem, e pelo relato também, acompanhei o blog e achei fantanstico.
Valeu Yuri !
Então cara, sobre o desmpenho foi seguinte:
Minha moto aqui em SP tava fazendo 26km/L (ref. Rod. Castello Branco a 100km/h - sozinho)
Ela fez no Paraná e Argentina 21km/L ! (2 Alforges + 1 Mochila - aprox. 50kg - 110km/h)
Trecho Cordilheira: 15km/L !!!!
Utilizei os tres tipos de gasolina (Normal, Super e Fangio) o consumo não mudou muito entre elas, uns 2km a mais entre uma e outra. Utilizamos a SUPER na maior parte da viagem, pois tinha bom desepenho e preço de $2,16 (R$ 1,29).
Bom, sobre a regulagem eu infelizmente não fiz nada, pois tinha ido ao mecãnico e devido a ela estar "regulada" e com bom "consumo" ele preferiu não mexer. Mas, digo pra vc que faça sim uma regulagem do carburador ! pois minha moto sofreu muito subida, as vezes não passando dos 40km/h; Já no trecho cordilheira, lá em cima, já não há fortes subidas, foi possível desenvolver até 100km/h, porém em alguns momentos cai repentinamente pra 60km/h (provavelmente trechos com pouco oxigênio).
Digo pra vc que é possível que a Sahara não sofra tanto, pois a moto do Denis estava bem melhor que a minha, também sofreu, mas o desempenho bem superior a minha, tanto em velocidade quanto em consumo. A moto dele estava fazendo 40-50km a mais que a minha e desenvolvia velocidade sempre superior no trecho de altitude.
NÃO DEIXE DE LEVAR COMBUSTÍVEL ENTRE SUSQUES E S.P. ATACAMA ! são 270km de deserto/cordilheira !
No restante da viagem sempre abastecíamos em cada posto que aparecia (Argentina - distâncias de aprox. 200km sem NADA ! El Chaco)
ATENÇÃO ! CUIDADO PARA NÃO ERRAR O CAMINHO !!!! Nós, apesar de estar com essa dica em mãos, também fizemos parte da estatística de que quase 100% dos viajantes erram o caminho ! ..... vc estará numa RETA ... está no mapa RETA ! ...porém, vc fará uma curva de 90° a direita pra ir sentido Pampa Del Infierno - (atacama) e NÃO `HÁ PLACA ( a placa é depois que vc entra a direita ! (depois de passo mais detalhes ...esqueci o nome da cidade de referncia!).
Sobre o frio, vc vai em agosto ?. ixxx ouvi dixer que tem épocas em que a cordilheira fica fechada por causa da neve ! pesquise bastante ! e como disse o Rohden fique esperto com frio hein !
Nós estavamos com 2° pele + blusa polar + jaqueta (riffel) ... tranquilo não passamos frio, exceto nas mãos ! ... na volta era meio dia...um puta sol e um puta frio ! paramos 3 vezes para agarrar o motor pra esquentar a mão ! * detalhe: o protetor de mão ajuda MUITO a segurar o vento ! tanto que, apenas a mão direita é que ficou congelando ! pois, não sei como, mas não dava ajuste pra segurar o vento !
Ah, trocamos o filtro de ar, colocamos o original zerado.
Mais um comentário sobre o desempenho, no trecho de altitude a moto não para mais ligada sem acelerar, quando liga ela de manhã sai uma puta fumaça preta de fuligem, e o ronco do motor parece um landau ! .... parece estar constantemente afogada ! (aliás ..é isso mesmo que tá acontecendo né?).
Bom ... vamos nos falando ...
Abraço,
Citação:Yuri David escreveu:
Grande Israel,
Valeu Yuri !
Minha moto aqui em SP tava fazendo 26km/L (ref. Rod. Castello Branco a 100km/h - sozinho)
Ela fez no Paraná e Argentina 21km/L ! (2 Alforges + 1 Mochila - aprox. 50kg - 110km/h)
Utilizei os tres tipos de gasolina (Normal, Super e Fangio) o consumo não mudou muito entre elas, uns 2km a mais entre uma e outra. Utilizamos a SUPER na maior parte da viagem, pois tinha bom desepenho e preço de $2,16 (R$ 1,29).
Bom, sobre a regulagem eu infelizmente não fiz nada, pois tinha ido ao mecãnico e devido a ela estar "regulada" e com bom "consumo" ele preferiu não mexer. Mas, digo pra vc que faça sim uma regulagem do carburador ! pois minha moto sofreu muito subida, as vezes não passando dos 40km/h; Já no trecho cordilheira, lá em cima, já não há fortes subidas, foi possível desenvolver até 100km/h, porém em alguns momentos cai repentinamente pra 60km/h (provavelmente trechos com pouco oxigênio).
Digo pra vc que é possível que a Sahara não sofra tanto, pois a moto do Denis estava bem melhor que a minha, também sofreu, mas o desempenho bem superior a minha, tanto em velocidade quanto em consumo. A moto dele estava fazendo 40-50km a mais que a minha e desenvolvia velocidade sempre superior no trecho de altitude.
NÃO DEIXE DE LEVAR COMBUSTÍVEL ENTRE SUSQUES E S.P. ATACAMA ! são 270km de deserto/cordilheira !
No restante da viagem sempre abastecíamos em cada posto que aparecia (Argentina - distâncias de aprox. 200km sem NADA ! El Chaco)
ATENÇÃO ! CUIDADO PARA NÃO ERRAR O CAMINHO !!!! Nós, apesar de estar com essa dica em mãos, também fizemos parte da estatística de que quase 100% dos viajantes erram o caminho ! ..... vc estará numa RETA ... está no mapa RETA ! ...porém, vc fará uma curva de 90° a direita pra ir sentido Pampa Del Infierno - (atacama) e NÃO `HÁ PLACA ( a placa é depois que vc entra a direita ! (depois de passo mais detalhes ...esqueci o nome da cidade de referncia!).
Sobre o frio, vc vai em agosto ?. ixxx ouvi dixer que tem épocas em que a cordilheira fica fechada por causa da neve ! pesquise bastante ! e como disse o Rohden fique esperto com frio hein !
Nós estavamos com 2° pele + blusa polar + jaqueta (riffel) ... tranquilo não passamos frio, exceto nas mãos ! ... na volta era meio dia...um puta sol e um puta frio ! paramos 3 vezes para agarrar o motor pra esquentar a mão ! * detalhe: o protetor de mão ajuda MUITO a segurar o vento ! tanto que, apenas a mão direita é que ficou congelando ! pois, não sei como, mas não dava ajuste pra segurar o vento !
Ah, trocamos o filtro de ar, colocamos o original zerado.
Mais um comentário sobre o desempenho, no trecho de altitude a moto não para mais ligada sem acelerar, quando liga ela de manhã sai uma puta fumaça preta de fuligem, e o ronco do motor parece um landau ! .... parece estar constantemente afogada ! (aliás ..é isso mesmo que tá acontecendo né?).
Bom ... vamos nos falando ...
Abraço,
.
Excelente subsídio, Israel, já devidamente acrescentado às minhas pesquisas. Gostaria de contar com a paciência de quem acompanha o tópico para uns esclarecimentos superficiais sobre a carburação;
"Utilizei os três tipos de gasolina..." A gasolina só faria diferença se (a) fosse de octanagem diferente e, (b) a compressão de seu motor pudesse aproveitar essa octanagem diferente (mais compressão).
"sobre a regulagem do carburador" Único jeito eficaz de regular o carburador é ajustar a mistura enquanto sobe, como se faz em aviões carburados. Num "Paulistinha" que tem teto máximo de 10.000 pés (3.000 m), conforme vc vai subindo vai empobrecendo a mistura numa alavanquinha na parede esquerda. O motor vai perdendo a potência e você puxa a alavanquinha até ele ficar um pouco áspero daí volta um pouquinho. É importante esta regulagem pois a gasolina aeronáutica tem mais octanagem (65, 87, 90, 100, 120 oc), pois o motor também tem mais compressão (octanas é a tetraetila de chumbo que evita a pré-ignição ou detonagem).
Acontece que se a mistura fica muito rica, além de perder potência, forma chumbo nas velas que pode causar queima da vela e até trincar a camisa ou furar o pistão. No Brasil é proibido o uso de chumbo na gasolina automotiva (devido a sua toxidez), cuja octagen é aumentada pela adição de álcool etílico (etanol).
"no trecho cordilheira, lá em cima...foi possível desenvolver até 100km/h..." não é desprezível a queda no arrasto aerodinâmico (principalmente no pobre C / F de motos) acima de 3.000m. O Paulistinha não sobe acima dessa altura devido justamente a falta de consistência do ar para sustentá-lo. Talvez a menor densidade do ar poderia permitir que a moto andasse mais rápido. Vide bola de futebol em jogo nas alturas.
"é possível que a Sahara não sofra tanto..." Sofre e muito, pois essa mistura excessivamente rica além de aumentar a diluição dos lubrificantes faz com que o motor trabalhe abaixo da temperatura ideal (CHT). Aquela "p__a fumaça preta de fuligem" era o chumbo que se forma nas velas. A análise é correta quanto a ela andar afogada.
.
Reginaldo Rohden
Unregistered
Olá a todos,
Como experiência própria, vou contar o meu relato:
Primeiro que fui eu de Sahara com mais um colega meu de XT 600.
Fomos pelo caminho mais off-road, sem asfalto, o PASO DE SICO, que começa em SAN ANTONIO DE LOS COBRES e vai até SOCAIRE (uns 270km) sem asfalto. Ou seja quase uns 80km antes de SAN PEDRO DE ATACAMA, que é onde começa o asfalto.
Neste trajeto citado acima, você já roda acima de 3000 metros por diversas vezes.
E na Bolívia rodamos por uns 04 dias sempre acima dos 3500 metros, chegando a quase 5000 metros, na região chamada de altiplano (alto + plano), também off-road.
A minha Sahara em nenhum momento perdeu potência, rodei em cascalho (rípio), areia, chegando algumas vezes a velocidade de 100km/h com a moto carregada.
O única mudança que eu percebi, foi que o consumo que em média é de 21km/l, na alta altitude aumentou para 15km/l, sendo que o filtro de ar ficava encharcado de gasolina.
Não entendo de mecânica, mas acho que estava jogando o excesso de combustível fora pelo filtro de ar, pois no altiplano, cordilheira, o motor precisa de mais ar e menos combustível.
Levei 03 tamanhos de gicleurs menores para usar, mas não usei nenhum.
Já a XT 600 perdeu potência na Cordilheira e no altiplano, não passava de uns 60km/h e o motor dava uns estouros.
Compramos aqui no Brasil 01 gicleur menor para ela, mas acabamos perdendo-o e improvisamos como fazem os moradores locais, colocamos alguns dos filamentos de um arame de fiação elétrica, o que fez com que melhorasse a autonomia, desempenho, etc.
O Pastor Edu me falou antes de eu viajar que ele viajou por lá e também teve problemas, falei com outro motociclista de foi de Falcon e também teve que trocar o gicleur. Lá na Bolívia vi motos de 600cc para cima com problemas de alta altitude e outras vi os proprietários mexendo no carburador.
Resumindo a minha Sahara não teve problemas de perda de potência.
Se você for somente atravessar a Cordilheira dos Andes, chegar em San Pedro de Atacama e voltar, ou seguir até alguma cidade do Pacífico, acho que não tem necessidade de trocar o gicleur. Somente troque se for rodar por vários dias na região da Cordilheira ou se for entrar na Bolívia.
Isto se a moto apresentar problema com relação a alta altitude.
Quanto a XT 600:
A XT começou a apresentar problemas com 3.000 metros de altitude.
A sequência de altitudes é a sequinte você sai de Salta ou San Antonio de Los Cobres e vai subir a Cordilheira, depois fronteira aduana Argentina/Chile que pode ser pelo PASO DE JAMA (asfalto) ou PASO DE SICO (off-road), depois começa a descer até uns 2440 em San Pedro de Atacama, se você for para alguma cidade do Pacífico (Tocopilla, Antofagasta), antes de Calama, passará por uma outra cordilheira chamada DOMEYKO, uns 3.000 m de altitude.
E se for para os Geysers del TATIO, lá é Chile, mas próximo da Bolívia, altitude uns 4500 metros e em agosto arrisca você pegar uns - 15° C (menos quinze graus abaixo de zero). Fica somente uns 100 km de San Pedro de Atacama, mas pode ir de vans de turismo. No final de outubro fomos de moto de madrugada e pegamos - 5° C (menos cinco). Mas sobrevivemos.
Quanto ao frio, além dos protetores de mãos, aqui para a região sul o pessoal vende umas capas para colocar no conjunto todo (manopla + protetor de mão), para ajudar a diminuir o frio das mãos. E se quiser e/ou puder, nos EUA eles vendem o sistema de aquecedor de manoplas para adaptar nas motos.
http://www.webbikeworld.com/r3/heated-motorcycle-grips/
E para o frio, vá com uma bateria de marca descente e nova!!!
Fotos da viagem na página:
http://www.rohden.smugmug.com/
Abraços e vamos viajar!!!
Reginaldo Rohden.
Reginaldo Rohden Escreveu:Olá Yuri David,
Acho que o mais importante que regulagem da moto, gicleur, etc, é se você está preparado para enfrentar o frio, no mês de agosto, na região do Atacama?
Abraços,
Reginaldo Rohden.
Reginaldo,
O Frio me preocupa muito sim, até pq ano passado quando fui à Argentina e Uruguai ( no mês de agosto tb ), deu p/ ter uma previa do que eu iria pegar no Chile que acredito ser pior, por isso tratei de comprar os protetores de mao q vendem no sul, e roupas mais adequadas tb, alias bem mais adequadas rs.
Valeu pelas dicas
Israel Escreveu:Citação:Yuri David escreveu:
Grande Israel,
Valeu Yuri !
...
Abraço,
Israel,
Cara, c deu dicas otimas, eu ja tava pensando em colocar o filtro de ar original msm, e vai ser oq vou fazer.
to mesmo preocupado com a questao do frio nessa epoca.. porem, mais pelo fato de ficar impossibilitado de passar por algum lugar devido ao bloqueio das estradas que ja fiquei sabendo q existe devido a muita neve.
Quando estive pela Argentina e Uruguai, via q o frio castiga msm e por varias vezes eu abraçava o motor p/ esquentar as maos, entao vi q teria q ir mais bem preparado p/ o Chile, e essa parte ja ta tudo ok.
por isso minha preocupação com a questao do desempenho da moto em altitudes pois a +- 4500m a perda é de aproximadamente 40% de potencia devido ao enriquecimento da mistura. Entao até o momento pretendo fazer a troca do giclê p/ tentar equilibrar melhor a falta de oxigenio e tem outra dicas tb que peguei no site do clube xt600 q to avaliando p/ saber se é aplicável nas Saharas, e caso seja , logicaente estarei postando aqui.
Seria otimo poder contar com vc conforme as duvidas fossem aparecendo, agradeco a atenção e com toda certeza irei te pertubar mais ainda  .
Mais uma vez valeu pelo retorno e as dicas.
[]s
Yuri David ( Baiano )
Reginaldo Rohden Escreveu:Olá a todos,
Como experiência própria, vou contar o meu relato:
Primeiro que fui eu de Sahara com mais um colega meu de XT 600.
Fomos pelo caminho mais off-road, sem asfalto, o PASO DE SICO, que começa em SAN ANTONIO DE LOS COBRES e vai até SOCAIRE (uns 270km) sem asfalto. Ou seja quase uns 80km antes de SAN PEDRO DE ATACAMA, que é onde começa o asfalto.
Neste trajeto citado acima, você já roda acima de 3000 metros por diversas vezes.
E na Bolívia rodamos por uns 04 dias sempre acima dos 3500 metros, chegando a quase 5000 metros, na região chamada de altiplano (alto + plano), também off-road.
...
Abraços e vamos viajar!!!
Reginaldo Rohden.
Reginaldo,
Muito bom seu relato, ao menos pra mim serviu muito bem , pois nessa viagem q pretendo fazer , estarão comigo uma Ténéré e um XT 600.
Mas quero tentar garantir que vou poder obter o melhor aproveitamento da minha Princesa  , visto que estou indo com uma moto menor apesar de ser o único a ir sem garupa. Claro q estou procupado com a integridade da minha motoca, pois andar tantos Km assim com a mistura muito rica nao é nada bom.
[]s
Yuri David ( baiano )
.
O gozado é que me lembro de um livro do Darwin que li há uns 40 anos atrás - se não me engano é o "A Viagem do Beagle" - que narra sua visita à América do Sul no século 19.
Numa passagem pela Terra do Fogo, num frio que até ele, um inglês, achava exagerado se deparou com alguns nativos completamente nús. Famílias, mulheres com crianças no colo, totalmente despidos. A tribo toda só andavam nús. Não conheciam vestimentas.
Com se pode explicar isso?
.
|