Sahara Maniacos
Barulho de biela - Versão para Impressão

+- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn)
+-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Tópico: Barulho de biela (/showthread.php?tid=927)

Páginas: 1 2


Barulho de biela - skybolt - 28-06-2007

Olá gente,

Já tenho frequentado aqui por algum tempo, mas por enquanto só sugado. Sou iniciante e tenho muito a aprender. comprei minha Marieta a uns 6 meses e o motor sempre foi bem caladinho. Depois que dei uma forçada nela, começou um barulho que por tudo que já li aqui, tenho certeza que é o tensor e talvez a corrente também. Vou mandar trocar logo e não estou muito preocupado com isso. O problema é que estou escutando um barulho diferente dentro do motor, que não para quando esquenta, tipo, depois que ela esquenta para o barulho da corrente, mas se to parado num sinal por exemplo, ouço um barulho dentro do motor que parece um toc toc toc, e não o barulho caracteristico da corrente. Será que isso também é causado pela corrente? Será que tenho um problema na parte de baixo do motor? Qual é o sintoma de problemas na parte de baixo? Qualquer informação será bem vinda. Obrigado.


Re: Barulho de biela - xuxudamalmita - 29-06-2007

skybolt Escreveu:ouço um barulho dentro do motor que parece um toc toc toc,

Ola Skybolt... Seja muito bem vindo ao nosso MotoGrupo (MG).

Essa é fácil...

É só DESLIGAR o motor e esse barulho (TOC, TOC) pára !!! KKKKKKKK (brincadeirinha...)

Sugiro você levar a sua motoca para 3 mecânicos de moto experientes para detectar qual é o REAL problema de seu motor. Apenas mecânicos experientes podem lhe dar um diagnóstico e dizer se HÁ realmente um problema. "Barulho na biela" nunca ouvi falar ... a parte de baixo do motor é a mais robusta e a que MENOS dá problema (fora embreagem, claro, heheheh)


- deleon_galvin - 29-06-2007

Grande Xuxuzevitz!!!

Tudo beleza meu garoto!!

Seguinte, eu que era acostumado com carro e entendo bem disto, que "raja" a parte de baixo e realmente bate to tendo que reaprender tudo para as motos, pq eh bem diferente... Nas Saharas q não são bronzinadas e sim roletadas (usa rolamentos ao invéz de bronzinas), existe barulho na parte de baixo sim...

Inclusive a minha ta começando a fazer...

Ela faz um barulho q pode ser confundido com valvulas inicialmente(foi oq aconteceu comigo), e o barulho do motor deixa de ser macio e passa a ser meio "rangido", eh dificil explicar, soh ouvindo mesmo pra ver....

E a parte debaixo do motor sofre um pouco sim, principalmente pra quem tem costume de andar muito na "maciota" sem usar muito giro e deixar apanhar.... E a minha ta com sintoma q os donos anteriores eram desse tipo, pq nao queima oleo, mas a parte debaixo ja apresentou desgastes... E querendo ou não meu motor está com 60 mil já tb...

Mas mesmo assim vai longe ainda segundo o mecânico....

Quero ver se abro a minha fim do ano pra fazer e deixar prontinho para os proximos 50 mil KM!! Big GrinBig GrinBig Grin

Grande abraço aos amigos!!!


- xuxudamalmita - 29-06-2007

deleon_galvin Escreveu:Nas Saharas que não são bronzinadas e sim roletadas (usa rolamentos ao invéz de bronzinas), existe barulho na parte de baixo sim...

Inclusive a minha ta começando a fazer...

Deleon... meu amigão... pelo que eu entendi... o barulho da Sahara resulta de uma certa "folga" entre o rolete e o virabrequim, confere?

Isso explica a semelhança com o barulho de "folga" das válvulas...

Vivendo e aprendendo...

Valeu a aula...

Estamos te esperando aqui em Curitola...

Grande abraço...


- deleon_galvin - 29-06-2007

xuxudamalmita Escreveu:
deleon_galvin Escreveu:Nas Saharas que não são bronzinadas e sim roletadas (usa rolamentos ao invéz de bronzinas), existe barulho na parte de baixo sim...

Inclusive a minha ta começando a fazer...

Deleon... meu amigão... pelo que eu entendi... o barulho da Sahara resulta de uma certa "folga" entre o rolete e o virabrequim, confere?

Isso explica a semelhança com o barulho de "folga" das válvulas...

Vivendo e aprendendo...

Valeu a aula...

Estamos te esperando aqui em Curitola...

Grande abraço...

Owww meu garotoo!!!

Com certeza estaremos ai em breve!! Amanhã a trabalho sem saber que horas vou voltar nem quanto Sad , por isso tive q cancelar emcima da hora Brusque, E com certeza no Churrascaiá hehehehe Big Grin

POis é, foi oq o mecânico me falou tb.... Até to aqui dando uma de "papagaio de pirata" repetindo oq ele me disse. Mas sei que nele eu posso confiar!!Segundo ele o barulho eh parecido com batida de válvulas de carro... Mas eh parte debaixo... Eh como se fosse um grilo e conforme acelere vai aumentando hehehehehe... E o rangido q eh mais caracteristico... O mecânico falou q pode tocar tranquilo pq nao tranca ou algo assim... Mas jah ir se preparando que logo tem q mexer... E principalmente evitar deixar a moto apanhar, pq motos monocilindro sofrem muito com isso.... Principalmente as de cilindradas maior como a Sahara... Ele me falou q chegou a fazer a parte debaixo de motor de Saharas com menos de 40 mil km a tempos atras... Exatamente por esse problema na parte debaixo....

Um grande abraço a vc Amigo Xuxu e sua esposa !! E a todos os Saharentos!!


Re: Barulho de biela - Valdeir - 02-07-2007

skybolt Escreveu:Olá gente,

ouço um barulho dentro do motor que parece um toc toc toc, e não o barulho caracteristico da corrente. Obrigado.

Minha Sahara também faz esse toc toc e como todo Saharento preocupado fui a 02 mecânicos conceituados que me disseram: "Não esquente a cabeça, esse barulho não está nem perto do barulho de um motor ruim." Então vou tocando sempre atento a mudanças neste toc toc.

Abraço!


Biela - André Carvalho - 03-07-2007

Companheiros. Minha Sahara tem um barulho no motor, à partir dos 4.000 rpms. É um trarararararara. Não parece barulho de válvula, ao menos aquele de carro. Ela não queima nada de óleo, não baixa nada. No início desconfiei do comando de válvula, mas o barulho é só na alta, na baixa é parelhinha e me disseram que o comando bate na baixa rotação. O trarararara que falo parece diferente do barulho que estão falando neste tópico. Já mostrei para dois mexânicos e eles torcem a cabeça e parece não terem nem idéia. Já chequei os suportes do motor, parece que não é. Certamente vou ter que achar um mecânico decente para uma avaliação.
Se tiverem alguma dica, aguardo. Valeu....


Re: Barulho de biela - Adriano - 04-07-2007

skybolt Escreveu:ouço um barulho dentro do motor que parece um toc toc toc,

Olha isso é preocupante pois se tiver batendo biela pode ser muito serio, corra em um mecanico Confusedhock: Confusedhock:


- ricardochinaid - 03-03-2009

Caro André, parece que a minha XLona tá com problema parecido. Acima de 4000 começa um trarararara e só para se abaixa a rotação. Já fiz o teste acelerando, meia aceleração e com freio motor. Esta última ou faz muito pouco barulho ou nem faz. Cheguei a desconfiar dos anéis, mas o motor não fuma e funciona blz até 3500 RPM, mesmo com carga. Detalhe, também estava fazendo barulho de corrente de comando quando fria, coloquei um tensor catracado e o problema parou por enquanto (andei uns 300 KM). Detalhe 2: medi os ressaltos do comando e estão quase no limite de uso (falta 0,5mm), mas acho que isso não tem influência...


- BJ - 03-03-2009

Uma pequena dica interessante...

Vi um mecânico fazendo e achei da hora. kkkk. uma boa parte da moçada aqui até talvez já saiba, mas pra quem não sabe lá vai. ele pra verificar o barulho estranho de uma xlx 350 que apareceu na oficina, pegou uma chave de fenda grande, bem grande de uns 30 cm + ou - e encostou a ponta na parte de cima do motor e a parte onde se segura a chave, ele encostou na orelha. pronto, matou a charada do barulho na hora. dois palitos.

e é isso aew.