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La vamos nós de novo... - Fabio Lima - 17-07-2017

Bom dia pessoal... depois da ultima mexida no comando da moto, mais de um ano atrás, voltou o problema de não ligar as vezes. Na verdade andei muito pouco no ultimo ano, se foi 50km foi muito, troquei a gasolina do tanque 3x nesse tempo para não estragar, imagina só, fora uma 10x que recarreguei a bateria no carregador. Tava dando dó ver ela largada daquele geito.

Bom resolvi dar uma revitalizada nela, isso vai incluir revisao nas suspensões, caixa de direção e... principalmente... motor.

Já tirei o motor dela, desmontei o cabeçote, nisso ja vou trocar comando balancins guias corrente aneis retifica no cabeçote, mas precisava remover também a parte do bloco do motor do lado do pinhão para finalmente mandar reparar o bujão de oleo e vou aproveitar para trocar os retentores do pinhao e eixo de cambio e aproveitar dar uma olhada no estator dela.

Minha duvida é, o quão complicado é tirar esse lado do bloco? Precisa desmontar cambio / mais coisa interna ou dá para puxar ele e as peças ficam apoiadas na outra parte do bloco ( onde está a embreagem ) e principalmente, fazendo dessa forma dá para montar corretamente o motor ou melhor desmontar tudo?

Não vou mexer na parte de força do motor ( arvore de manivelas, biela e cambio ).

PS: Acho que vou acabar tendo que colocar bastante peça paralela, muita coisa não existe mais original...


RE: La vamos nós de novo... - Fabio Lima - 17-07-2017

Vamos lá, atualizando...

Tirei o cabeçote - pra variar trincado. Razoavelmente carbonizado, assim como a cabeça do pistao, que parece ser original. Cilindro sem calos, ainda com marcas de brunimento, parece que esse motor foi feito e não faz muito tempo não.

Lista de peças que deram baixa até agora:
  • 1 parafuso da tampa de valvulas;
  • comando de valvulas, riscado;
  • cabeçote mais grave: apoio central do comando riscado, trinca entre sede e vela ( será que terei mais supresas )?
  • balancins - os 4 riscados;
  • Tensor comando de valvulas
Faltam abrir a tampa lateral do motor para solda no bujão do carter.

Fotos:

[Imagem: ehzoti.jpg]

[Imagem: 24ew6f4.jpg]

[Imagem: okzcw0.jpg]

[Imagem: 20zqp8m.jpg]

[Imagem: 2djctfl.jpg]

Vamos que vamos, se alguém tiver alguma sugestão... comentário...


RE: La vamos nós de novo... - Marião - 18-07-2017

Legal vc colocar as fotos... assim a galera pode acompanhar.

Essa trinca parece ser "normal" nas Sahara... não é a primeira que vejo assim...


RE: La vamos nós de novo... - Fabio Lima - 20-07-2017

Vou fotografando sim Marião... valeu.

Infelizmente cresce a lista de peças com baixa... o cabeçote esta condenado. Pelo menos é de alumínio, dá para vender e comprar umas cervejas kkkk

Brincadeiras a parte, olhando com mais cuidado, acho que dá para deduzir o que aconteceu ali. A resposta está do outro lado, na parte interna, dá para ver uma maior concentração de carbonização ao redor da válvula onde ocorreu a trinca, isso para min é sinal de superaquecimento, provavelmente causado por válvula enforcada. Não precisa ser um eng de materiais ou eng mecânico para deduzir que, por conta do fenômeno da dilatação térmica, um bloco maciço, submetido a aquecimento desigual vai no mínimo empenar mas provavelmente vai acabar trincando.

Agora adivinhem qual válvula ocorreu tudo isso... sim... a válvula do descompressor.

Agora é procurar outro cabeçote, porque embora dê para soldar, o material deve estar cheio de tensões internas...


RE: La vamos nós de novo... - Fabio Lima - 20-07-2017

Andou mais um pouco o serviço. Primeiramente gostaria de deixar uma dica aos irmãos: o magneto é instalado na arvore de manivelas através de um encaixe cônico, portanto exige ferramenta especial para extrair. Que nada, basta comprar um parafuso M20 x 1,5mm e, após retirar o parafuso que segura o magneto, tem outra rosca por dentro dele, só parafusar esse M20 ali que o magneto pula para fora sem pancadas ou danos Big Grin

Continuando, segue fotos:

[Imagem: 2j0kx8m.jpg]
Lateral para lembrar posição das peças.

[Imagem: 264s8qd.jpg]
Motor Nudes kkk

[Imagem: 2ue32x1.jpg]
Tentativa de conserto por algum espirito de porco que vou reparar.


RE: La vamos nós de novo... - Fabio Lima - 24-07-2017

Bom dia... Segue a restauração do motor da Sasá...

Itens comprados:

Comando válvulas completo com coroa e rolamentos ( original usado );
Junta da carcaça original honda ( achado );
Kit juntas do motor marca Vedamotors;
Latinha do escape ( estava sem );

Falta:

Balancins;
Cabeçote;
Solda carter;
Retentores;

Venho aqui lhe pedir uma orientação, o retentor do pedal de cambio acha fácil na Honda mas o do eixo do pinhão não achei, só tem no mercado livre da RTO ou da VedaMotors. Teriam alguma recomendação sobre essas marcas?

Aproveito para deixar minhas impressoes do motor, em contraste com alto desgaste visto no cabeçote, a parte de baixo está muito intacta, principalmente as engrenagens do cambio. Palmas para essa máquina que é a Sahara, mesmo com 20 anos de uso nas costas quase intacta!


RE: La vamos nós de novo... - Tierry Kalinoski - 24-07-2017

(24-07-2017, 09:39 AM)Fabio Lima Escreveu: Venho aqui lhe pedir uma orientação, o retentor do pedal de cambio acha fácil na Honda mas o do eixo do pinhão não achei, só tem no mercado livre da RTO ou da VedaMotors. Teriam alguma recomendação sobre essas marcas?

Projeto audacioso! 

Sobre os retentores, os da marca RTO já utilizei, sem nenhum problema. Retentores da VedaMotors nunca utilizei, porém as juntas dessa marca, não são ruins, cumprem bem o papel.

Encontrar peças para a Sahara está cada vez mais difícil, boa sorte na busca pelas peças faltantes.

Valeu Fabio!


RE: La vamos nós de novo... - Fabio Lima - 25-07-2017

Obrigado Tierry! Vou de Rto msm entao!

Começou a chegar as pçs...

E esses dois aneis? Nao me lembro disso no motor...

[Imagem: 2e18zzp.jpg]


RE: La vamos nós de novo... - Tierry Kalinoski - 24-10-2017

Fabio, está trabalhando na Sahara?

Como está o projeto?


RE: La vamos nós de novo... - Fabio Lima - 30-12-2017

Fala Tierry, tudo bem?

Parei uns meses devido a estar trampando no motor do meu carro, mas agora retomei, inclusive só vi hj sua msg e me incentivou a mexer um pouco nela hoje  Smile



Bom, fiz o reparo na rosca do bujão de oleo ( solda TIG ) + rosca nova, ficou perfeito. Limpei o motor internamente e fechei o mesmo. Só digo uma coisa, é detalhe que não acaba mais, só consegui porque uma santa alma postou um video no youtube fechando o motor de uma XLX350, que é mesma coisa.

Agora falta somente o cabeçote:

[Imagem: 255p5d2.jpg]

[Imagem: 2nkjfj9.jpg]

[Imagem: xbg6f4.jpg]

[Imagem: acwy0x.jpg]
Mais de um ano dormindo na garagem já...

[Imagem: 2dile8x.jpg]

PS: Fui passear no seu estado em Setembro de motoca... subir a famosa Serra do Rio da Rastro, experiencia incrivel...