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troca de oleo da twister - Versão para Impressão

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troca de oleo da twister - tiao-cunha - 16-02-2015

Pessoal estou com uma duvida danada, quanto a troca do óleo da twister.
eu sempre usei o recomendado no manual que é o Mobil super. 20 / 50 mas este óleo não se encontra mais nas concessionarias da marca.
na minha viajem a Belém o moto dava trabalho para pegar eu tinha que da umas 5 partidas sem acelerar para ela pegar, na volta eu troquei o óleo numa concessionaria em Zé Doca Ma como não tinha o Mobil colocarão o SAE 10W-30 semissintético 4T API SJ como já era tarde fui para o Hotel, no dia seguinte a moto pegou de primeira e nunca mais teu trabalho, sempre pega na primeira partida.
mais ficou a duvida, este novo óleo recomendado pela Honda é realmente eficiente para estes motores? ou poderei tem problemas no futuro?
abraço Tião cunha.


Re: troca de oleo da twister - Gilberto RLM - 15-04-2015

Eu pessoalmente recomendaria o indicado pelo manual,
mas essa troca para óleo mais fino é muito usado em viagens para locais frios (glacial)
para amenizar o problema da 1º ignição do dia.
E uso de óleo semi sintético talvez seja mesmo a nova evolução,
pois todos os novos carros só usam ele, porém possuem um sistema de arrefecimento melhor.

Dois links a respeito:

- Motor Office (de Felipe Corso)
Tutorial de troca de óleo da HONDA CBX 250 TWISTER com uso de SAE 10W30:
http://motoroffice.blogspot.com.br/2011/03/tutorial-troca-de-oleo-honda-cbx.html
“...Impressões do novo óleo:
Rodei 80 km com o novo ÓLEO HONDA e minha primeiras impressões foram as seguintes:
*Ao ligar o motor fica leve, muito melhor.
*Em rotações mais altas o motor não vibra mais como uma vez quando utilizava o óleo MOBIL, tu sente a potência e a força do motor e não as vibrações que ele emite. Isso foi o que mais me agradou neste óleo.
*A embreagem pelo meu visto melhorou uns 30% em comparação com o óleo utilizado anteriormente.
*O motor está mais leve.
Agora depois de várias trocas de óleo posso informar que o óleo é bom, o consumo de combustível realmente baixa chegando a fazer quase 30 Km/l, mas o único problema deste óleo é que ele faz a moto ficar mais barulhento em rotações altas, isso porque seu índice de viscosidade é menor e fazendo com que o óleo circule mais rápido por dentro do motor não preenchendo algumas folgas assim ocasionando esse barulho. Se for usar ele desde que sai da fábrica é uma coisa, agora colocar em um motor que sempre recebeu óleo 20w50, ele não vai se adaptar exatamente como o fabricante especificou. Recomendo que utilizem a especificação original 20w50...”


- CRF230.com.br (de Joildson)
Oleo 10w30 vs 20w50
http://www.crf230.com.br/forumTopic.asp?id=4853
"...em 2011 a honda começou a indicar o oleo 10w30 para a crf230 mais antes de 2011 o SAE recomendado era o 20w50, gostaria de saber de vocês qual seria o motivo da honda ter mudado a viscosidade, se o motor mudou alguma coisa por dentro, acho isso muito estranho, pq a honda indica esse oleo da pop 100 a CBR 1000."