Técnicas de pintura ( pra quem gosta de se aventurar) - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Carenagem e adesivos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=32) +--- Tópico: Técnicas de pintura ( pra quem gosta de se aventurar) (/showthread.php?tid=2756) |
Técnicas de pintura ( pra quem gosta de se aventurar) - opeta - 04-12-2009 bom gente achei estas dicas na net não me lembro onde pois salvei em documento é quase uma bíblia da pintura de autos espero que ajude a quem quer se aventurar nesta prática, abraço a todos. Pinturas em Plásticos * Lavar cuidadosamente com água e sabão neutro. * Desengraxar utilizando Solução Desengraxante. * Lixar com lixa #600. * Desengraxar novamente, utilizando Solução Desengraxante. OBS.: Devido a problema de aderência em pinturas em plásticos, é aconselhado que se utilize Primer para Plásticos antes de iniciar a pintura. Pinturas em Chapas Metálicas * Lavar com água e sabão, secar com ar e lixar. * Limpar com Solução Desengraxante e secar com ar comprimido. * Aplicar Fundo Fosfatizante * Caso haja imperfeições, corrigir com Massa Poliéster. * Limpar novamente com Solução Desengraxante. Aguardar a secagem e aplicar o Primer. * Aplicar o Controle de Lixamento e lixá-lo até removê-lo por completo. Limpar novamente com Solução Desengraxante, secar com ar comprimido e iniciar aplicação da tinta de acabamento. OBS.: O procedimento acima descrito refere-se para pintura em chapa metálica NUA. Para chapa metálica PINTADA, utilizar inicialmente o Removedor Pastoso e seguir o procedimento acima descrito. Evite realizar pinturas em ambientes com poeira. Solucionando Problemas Diferença de Tonalidade Identificação: A repintura apresenta uma tonalidade diferente de pintura original. Causas: A pintura original de fábrica apresenta algumas variações e ainda sofre alteração na sua coloração, por ação da natureza e/ou por maus tratos. Isto significa que é natural ter que "acertar" a tonalidade da cor na hora da repintura. Mas é importante saber que o modo de como se aplica a tinta também influencia ( e muito) a tonalidade da cor. Os problemas mais frequentes ocorrem pelos seguinte motivos: * Uso de tintas com baixa viscosidade (tinta muito fina) ou com alta viscosidade (tinta muito grossa). * Falta de ajuste da pressão do ar, vazão da tinta, velocidade de aplicação e distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada. * Número inadequado de demãos aplicadas: mais demãos (tonalidade mais escura), menos demãos (tonalidade mais clara). Correção: Utilizar a tinta de maneira correta, seguindo rigorosamente as instruções contidas na embalagem. Caso a cor ainda precise de ajuste, o acerto da tonalidade pode ser feito com o acréscimo de pigmentos na tinta. OBS.: Mexer bem a tinta antes de usá-la é o primeiro passo para evitar problemas de tonalidade. Em seguida, pinte um pedaço da chapa e compare com a cor do carro, antes de aplicar a tinta no veículo. Rachadura (Trincamento) Identificação: A pintura apresenta riscos ou cortes profundos. Causas: * Repintura feita sobre um base velha, já trincada. * Aplicação da Laca Acrílica sobre superfície pintada em Esmalte Sintético. * Aplicação da tinta sobre Primer inadequado. * Excesso da camada de Primer ou Massa. Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto. Marcas de Lixa Identificação: Risco visíveis sobre uma superfície pintada. Causas: Lixamento feito com lixa de grana muito grossa Correção: Aguardar a secagem completa, lixar com lixa de grana mais fina e repintar corretamente conforme instruções descritas na embalagem do produto. Escorrimento Identificação: A tinta forma acúmulos em forma de um cordão (macarrão). Causas: * Aplicação com pistola de pulverização muito próxima da superfície a ser pintada e com movimentos muito lentos. * Excesso de tintas com alta viscosidade (muito grossa). * Uso de Thinner/Solventes inadequados. Correção: Aguardar a secagem completa, lixar as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto. Pintura Queimada (Calcinação) Identificação: A pintura fica fosca, sem brilho e com aparência ressecada. Causas: Basicamente há três fatores que causam a calcinação. Os dois primeiros são agressões externas, como: * Exposição do veículo ao sol durante muito tempo. * Lavagem do veículo com shampoo ou sabão muito forte * Já o terceiro fator pode ser considerado como uma agressão interna, que é o uso de Thinner/Solventes inadequados. Correção: Polir com Massa de Polir, até eliminar o defeito. Fervura Identificação: A pintura fica com aparência áspera, rústica e porosa. Causas: * Exposição do veículo pintado ao calor (estufa ou painel de secagem), antes de acontecer a evaporação dos solventes. * Aplicação de tintas sobre a peça quente. Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto. Bolhas Identificação: Algumas partes da pintura se enchem de ar formando bolhas. Causas: * Exposição do veículo pintado, ao calor (estufa ou painel de sevagem), antes de acontecer a evaporação dos solventes. Isto ocorre principalmente quando da aplicação excessiva Primer ou Massa (camada muito grossa). * Existência de umidade na superfície a ser pintada. * Presença de água na magueira ou no compressor. Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto. Manchamento na Cores Metálicas Identificação: O manchamento da pintura é identificado visualmente, em função de concentração de alumínio em pequenas áreas. Causas: * Falta de ajuste da pressão do ar, vazão da tinta (aplicação muito carregada), velocidade e/ou distância inadequadas entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada. * Quantidade muito grande de retardador adicionado à tinta (no caso de Laca Acrílica). * Presença de água na mangueira ou no compressor. Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto. Falta de Aderência Identificação: A tintas se destaca da superfície pintada, em forma de placas. Causas: * Limpeza inadequada da superfície a ser pintada. * Falta de lixamento da pintura original. * Uso de Thinner/Solventes inadequados. Correção: Remover as camadas soltas e repintar conforme instruções descritas na embalagem do produto. Cratera (Olho de Peixe) Identificação: A ausência de tintas em pontos onde existem impurezas provoca o surgimento de crateras com aparência de olho de peixe. Causas: * Limpeza inadequada da superfície a ser pintada (é necessário lavar o carro com detergente). * Uso de ceras polidoras que contenham silicone ou substâncias graxas. * Contaminação das roupas por silicone ou substância graxas. * Óleo no compressor. * Cristalização. Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto. Casca de Laranja Identificação: A pintura fica com aparência granulada, semelhante à casca de laranja. Causas: Este problema é causado por descuido na hora da aplicação. Os fatores que influenciam são: * Pintura realizada em ambientes muito quente. * Alta viscosidade da tintas (muito grossa). * Uso de Thinner/Solventes inadequados. * Falta de ajuste de pressão do ar, vazão da tinta, velocodade de aplicação e distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada. Correção: * Casos Simples: Após a secagem da tinta, polir com Massa de Polir. * Casos Graves: Após a secagem da tinta, lixar a pintura até obter uma superfície lisa e repintar corretamente conforme instruções descritas na embalagem do produto. Branqueamento Identificação: A pintura fica com aparência leitosa e sem brilho, logo após a aplicação Causas: Este é um problema que pode ocorrer com a Laca Nitrocelulose ou Laca Acrílica. Estas tintas utilizam Thinner/Solventes de evaporação muito rápida, que em ambientes muito úmido pode ocasionar o branqueamento. É por isso que este problema ocorre com mais frequência em dias frios e chuvosos. Correção: * Casos Simples: Após a secagem da tinta, polir com Massa de Polir. * Casos Graves: Após a secagem da tinta, lixar a pintura e aplicar 2 demãos cruzadas do acabamento. Adicionando na tinta, já diluída, 5 a 10% de retardador correspondente ao sistema de pintura utilizado. Re: Técnicas de pintura ( pra quem gosta de se aventurar) - ricardorock - 15-12-2009 MUITO BOMM! Com certeza vai ajudar! Parabens pelo topico!! abraco Re: Técnicas de pintura ( pra quem gosta de se aventurar) - Jotace (IN MEMORIAN) - 15-12-2009 Parabéns pela postagem. Também aprecio as postagens esclarecedoras, aquelas que nos ensinam algo mais. Re: Técnicas de pintura ( pra quem gosta de se aventurar) - O Indomado - 15-12-2009 completíssimo! obrigado por compartilhar com a gente Re: Técnicas de pintura ( pra quem gosta de se aventurar) - laercio lopes - 25-06-2010 a MINHA DEPOIS DE 2 ANOS DE REPINTADA,OS ADESIVOS SE MOVERAM , OS DO TANQUE , A CARENAGEM ESTA OK. AS LATERAIS COMEÇARAM A SOLTAR AS BORDAS E FOCOU FEIO. COMPREI NOVOS ADESIVOS E EM BREVE VOU PINTAR. opeta Escreveu:bom gente achei estas dicas na net não me lembro onde pois salvei em documento é quase uma bíblia da pintura de autos espero que ajude a quem quer se aventurar nesta prática, abraço a todos. |