Sobre vazamento de óleo pelo respiro
Nunca tinha tido este problema, até que deixei mais de 6 meses com mesmo óleo qual dessa vez sem aditivo, qual uso desde os 30.000 km, daí apareceu esse sintoma, troquei óleo e coloquei os 150ml de Bardahl B12 Plus, e o vazamento desapareceu.
O óleo que caía do suspiro era mais líquido, mais amarelado e com um cheiro de combustível.
Além de todos os motivos já relacionados, o que não foi relatado é a qualidade dos óleos e dos combustíveis.
Óleos de má qualidade são mais finos (bem constatado quando se manuseia os óleos JASO MA API SL e SF o de menor qualidade) quais evaporam mais rápido saíndo pelo suspiro onde se condensa.
E o combustível, a qualidade deve se verificar, o combustível não queima totalmente na câmara de combustão, transferindo pelo menos 5% do material não queimado para o óleo do motor.
Certamente foi esta mistura líquida que vazo da moto.
A Sahara esta com mais de 100.000 km, motor standard, uso de 1,7 á 1,8L de óleo 20W50 marcas Yamalube API SL ou Ipiranga MOTO PROTECTION 4T com Exclusivo Nano ARMOR API SL, com adição de 100 à 150ml do aditivo Bardahl B12 Plus (adição esta que completa 1,7 ou 1,8L).
Sobre a válvula/filtro anti-chamas, sabia pouco sobre ele, verifiquei que tem dois tipos: o de Filtro espiral metálica em capsula, e do sistema de utilização da capsula do filtro de ar. A Sahara não utiliza do recurso do uso dos gases do suspiro do motor para melhorar a mistura de ar combustível como nos carros e como de muitas motos por isso que não tem o filtro anti-chamas. A manutenção ideal que se troque a cada 10 a 15 mil km, no carro a gasolina de 40 a 50 mil km já estão entupidos, no carro a álcool é mais prematuro em 15 mil km (cria uma borra branca advindo da condensação de água do álcool com óleo).
O RogerCP deve ter instado um sistema de capsula de filtro de ar, semelhante a este: