Sahara Maniacos

Versão completa: Sahara vs XT 600 Z Ténéré
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Nelson MG

Lançamento da Teneré 2008 na Europa:

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[Imagem: yTENERE-13.jpg]
essa té é bruta ein...

ela tem um desenho "musculoso", a principio, vc estranha, mas com o tempo, vai se acostumando com o visual...

particularmente eu achei um show de roda...

ainda mais a cor de uniforme de deserto do exercito...

babei...

JOE

Nelson, como te falei no Ibira sobre essa nova versão da Té, achei ela bonita, diferente... e lembra muuito esse bicho:

[Imagem: 516174_061013galeria2.jpg]

[Imagem: yTENERE-14.jpg]

Diz ai se não parece mesmo... rsss
A diferença da antiga té nossa aqui é com certeza a litragem do tanque, essa nova té ai
parece ter o tanque muito menor que os 22 ou 24 litros da nossa té nacional.

Abraços.
ALL,

Andei dando umas sapeadas na Tenere 2 zóios tmb, um mano do clube XT 600 me escreveu o seguinte, que achei muito corente e importante para os meus planos de up, segue aí......

""""""""""""""""""""""""""""Assunto: Re: Tenere X Sahara
Olá, Roberto!

Respondendo a sua pergunta, a Sahara é uma ótima moto. A minha já me deu muita alegria. Pode-se dizer que as duas são da mesma linhagem, quase concorrentes no mercado, mas diferenciadas apenas na cilindrada.

A Sahara tem algumas vantagens sobre a Te, como o sistema elétrico mais robusto (eu uso lâmpada de 100/90W no farol sem qualquer problema), leveza, e a facilidade de limpar o carburador. O pneu aro 17 é mais fácil de comprar na marca, medida e modelo que você quer, e os freios são mais eficientes. O custo de manutenção também é um pouco menor. Só que por ser uma moto mais nova, é mais fácil encontrar peças no mercado. Mas mesmo assim a carenagem já anda difícil. Tem também a vantagem de aceitar pilotos um pouco mais baixinhos.

Felizmente nenhuma das duas é de dar muita manutenção.

A Tenere tem outras vantagens, como o maior torque, que possibilita pilotar com menos trocas de marcha, velocidade final de 20 a 30 km/h maior que a NX, o fato de você andar em velocidade de cruzeiro com uma rotação mediana, causando um conforto sonoro ao piloto (silêncio), que aliado ao motor mais silencioso dá uma grande diferença. Além disso, ela tem o bagageiro mais resistente (ainda não vi um quebrado) e oferece uma posição de pilotagem mais confortável.
Mas um grande trunfo, além do motor sempre bem disposto, é a autonomia, que partindo de um tanque com 24 litros e um rendimento que pode chegar a 22 km/l (o mesmo que a Sahara consegue, com bem menos potência) te dá uma autonomia próxima de 500 km.
Na manutenção também tem vantagem, pois o motor vai muito longe, passa fácil do 100 mil se for bem cuidado, mas o seu diferencial é que ele normalmente não pede nenhuma intervenção como troca da corrente de comando, esticador, válvulas, etc. Às vezes, nem a embreagem vc não mexe. Mas cuide bem, pois se precisar mexer em qualquer coisa, é caro.

A XTZ tem um ponto fraco que para mim é imperdoável: a sua luz, que está mais para vagalume do que para farol. A minha melhorou muito instalando relés nos faróis e ligando a alimentação diretamente na saída do retificador. Isso, juntamente com a adaptação de modernos refletores de automóvel, multifociais, com lâmpadas H7, deu à ela uma iluminação compatível com o seu porte.

No conforto, a posição da XTZ é melhor, mas o banco da Sahara não faz doer a bunda. Os freios da XTZ exigem força. A embreagem também. O guidon, nem se fala. A bolha das duas são mais ou menos equivalentes, cumprem a sua função de forma razoável, mas a da Sahara faz com que a turbulência criada na altura do capacete cause um maior ruído e balance mais a cabeça. Para a garupa, a posição dos pedais na Sahara cança um pouco (e para o piloto também), enquanto que na XTZ elas estão melhor posicionadas.

No caso das duas motos, a relação custoxbenefício é muito favorável. Com qualquer uma das duas você estará bem equipado, mas se eu puder recomendar alguma coisa, eu digo o seguinte:
Para andar na cidade, é melhor a Sahara. Se a viagem for curta, a diferença é pouca. Mas se for viajar mais de 200 km, vá de Tenere.

Outra dica: com qualquer uma das duas, evite o hábito de por o pé no chão para corrigir manobras. Se fizer, faça de forma planejada, pois caso contrário elas podem te machucar, especialmente com garupa e bagagem.

Um grande abraço, e nos vemos pelas estradas!
Airton """""""""""""""""""""""""""
Caramba Roberto, seu amigo ai deu uma aula que eu fiquei com inveja... gostaria de conhecer esse amigo
motociclista, com certeza ele tem muito a ensinar pra gente.

Isso que ele falou de motor trabalhar mais suave, menos ruido, mais conforto... está com total razão...
tanto que a opção de tirar o pinhão de 14 e botar o de 15D é uma tentativa neste propósito.

Abraços.
Pois é Martinez o cara foi show na explicação......Mas é engraçado isso né nunca o ví na vida, assim como todos aqui, mas o vcs são tudo gente fínissima, se pregunta responde, na boa, no respeito, é tudo sangue bom mesmo Wink

Kalkanha

Por falta de tempo, amanhã eu posto as minhas impressões, tive uma sahara por mais de 2 anos, e agora estou com um té 92 há mais de um e ano

resultado...satifetissimo com a té....agora só to esperando chegar essa 2008 aqui no brasuca pra eu muntar em uma...

bom, amanha relato a minha experiencia Teneré x sahara...
Kalkanha Escreveu:agora só to esperando chegar essa 2008 aqui no brasuca pra eu muntar em uma...
...

vai sonhando que esse gafanhoto ai vem pro Brasil, duvido muito.

Bons ventos...

Kalkanha

Bom, como prometido...fiquei 2 anos e meio de sahara x um ano de tenere.

Relação ciclística.

Sahara e uma moto leve, robusta mas com autonomia muito pequena a minha fazia 240Km com um tanque, a Teneré faz mais 400kms com um tanque (nunca cheguei no limite), média de 21.5 na estrada carregada com garupa mais alforges, mais bauleto, média de consumo da cidade é de 18.5 a 19 km/l.

Realmente de inicio pra fazer curvas a sahara parecer ser melhor, mas qd eu acostumei com o tamanho da moto, pq muda tudo, faço as mesmas curvas com Te, alias eu prefiro fazer curvas com a te, acho a moto mais pesada e mais estável.

Em relação a pilotar na cidade, a sahara é show, até mesmo pq é uma moto menor, assim com a minha ex NX200 é muito melhor que sahara para centros urbanos, pois é uma moto menor e mais leve, entra em qq corredor etc...

Posição de pilotagem

Na tenere vc fica totalmente esticado em cima da moto, os braços esticados, pernas confortáveis, coluna muito bem confortável.... na sahara eu ficava encolhido em cima de moto, na sahara o meu braço ficava em posição de ‘L’ o banco da tenere é mais largo, no inicio em viagens a virilia doía, pq a moto é mais largar e o lugar do banco/tanque onde fica a perna exige que vc fique com a perna mais aberta por a moto ser mais larga, mas nada que em alguns dias eu já estivesse adaptado portanto banco mais largo menores dores na bunda.

Me lembro qd comprei a pedaleira da roncar, nossa foi o pior investimento que fiz pra uma moto até hoje na minha vida, coloquei ela na minha sahara na viagem pra Ubatuba do ano passado, fui daqui lá e coloquei as pernas nessa pedaleira uns 4 Kms, começou a doer tudo, perna coluna, braço...nossa como eu ficava encolhido em cima da moto....foi horrível, arranquei ela e nunca mais usei, vendi a moto e a pedaleira ta lá em casa, agora vou adaptar ela pra tenere...vou aumentar a “distancia” dela em relação a posição em que fico sentado na moto., a minha namorada ficava reclamando de dor na perna, a perna dela ficava encolhida na pedaleira na sahara, a tenere ela acha excelente, eu tenho 1.80m de altura a 70kg a minha namorada tem 1,65 acho de altura...hehehe

Mecânica: foi citado que a tenere dá problema com a placa de partida, concordo, a placa de partida é um lixo, mas a minha até agora naum apresentou porblemas e to tocando ela assim, já rodei 19000 kms de agosto do ano passado até agora...e não sei qt ela já era rodada qd peguei ela (não confio em velocímetros). Na minha opnião, o conjunto corrente de comando da sahara á um lixo e naum agüenta muita coisa, e c hoje vc for trocar tudo, pq qd vc troca a corrente tem que trocar as 2 engrenagens do conjunto eu garanto que naum sai por menos de R$400 pilas a brincadeira e a placa de partida da tenere vc gasta um pouco mais pra deixar ele zerada em ordem. Bom relação a peças, pasmem, mas o motor é idêntico ao da XT 2004, tudo, rolamentos, virabrequim, anéis, retentores tudo tudo, muda alguma coisinha, mas bem pouco, pra vcs terem idéia eu tive um problema sério na minha sahara, qd comprei não prestei atenção na maldita trava de pinhão e q o eixo tinha c desgastado e uma trava não agüentava 500kms e depois da minha 1º viagem percebi que maldita 5º marcha escapava e engatava de novo..bom assumi o risco...resolvi rodar e abri o motor mais pra frente pra fazer isso, fui comprando as peças aos poucos pasmem novamente, fiquei um ano atráz de peças pro motor, comprei:
Eixo do pinhão
Juntas
O conjunto de 5º marcha inteiro
Garfos seletores de cambio
Conjunto de corrente de comando
Rolamentos
Retentores
Disco de embreagem... etc
Foi um inferno, vieram peças de vários lugares de brasil pq eu naum achava elas em um único lugar e o kra da honda aqui em são carlos tava metendo a faca em mim pra encomendar elas aqui...

Bom, onde to querendo chegar, qd eu comprei a tenere mandei dar um trato geral e percebi que tinha que trocar a embreagem, qd fiu ver o manual, lá consta 8 discos aiii gelei, deu tremedeira, pq qd eu fui comprar os disco da embreagem da sahara a honda me cobrou só e só R$75.00 por disco e são 5, ai pensei...”vixi 8 discos, vo morre com uns R$500 pilas...”, passei na Yamaha ai o kra me falou que a minha embreagem é a mesma da XT 2004 deu tremedeira de novo....mas......ficou em R$145.00 os 8 discos com nota e original...então acho muito mais difícil achar peça pra sahara do que a tenere, um outro amigo ficou com a sahara dele parada 1 mês esperando os reparos do manete de freio dianteiro e qd chegou, veio faltando peças, semana passada eu fui na yamaha e os kras tem a pronta entrega todo o conjunto (manete, caixa de óleo, reparo, vedação etc).

Eu garanto que é muito mais facil achar peças pra tenere, claro que tem as exceções assim com a honda tb tem....

Acho que alguém deve estar c perguntado:”O kra fez tudo” fiz sim e pq eu vendi?? Pq maldita da 5º marcha que eu tinha trocado tudo, continuava dando problemas....ai meu fiquei irritado super irritado, mesmo assim fiquei com ela por mais um ano...bom ai surgiu outro problema, depois de ter rodado 14000kms, nas subidas qd era preciso dar uma “enroladinha” no cabo, o motor começou a fazer um tec tec tec...e isso tava aumentando, deixei a moto uma semana com o meu mecânico e ele rodou na estrada e ficou assustado com tec tec tec....ai kra sem chance, passei pra frente....a gente naum consegui chegar em uma opnião e o motor foi montado na minha frente, eu e o meu mecânico fizemos o trampo juntos.....

Falando da tenere:

Em relação estrada eu diminui a relação dela, coloquei coroa de 40 dentes (original é 45) então ela está mais alongada, então hoje eu rodo carregado a 120 km/h com 4500 a 5000 giros, na sahara a 120 km/h eu me lembro que ficava a mais de 6000 giros, diferença enorme 600cc a 4500/5000 giros pra 350cc 6000giros...aaaa ia me esquecendo, alguém comentou sobre e vibração....é mais forte sim, mas o giro é bem menor, então depois que vc sai da faixa de “ressonância” provocada pela vibração em uma acelerada, a moto fica bem macia, claro naum é uma 2 ciclindros, mas fica bem macia sim....um amigo meu rodou com ela na estrada esse domingo e ele acho que no inicio ela vibra mais que a XR200 mas depois da faixa de ressonancia ela fica mais macia.....mesmo pq a própria inercia dela devido a sua "massa" reduz a vibração da moto.

Portanto robustes de motor, naum tem comparação a teneré é muito mais robusta.

Qd vc está no vácuo de um caminhão praticamente vc naum sente, a moto naum balança etc....fica super firme....

Freio dela é ruim...naum gosto, mas estou adaptado....

Eu tenho 2 faróis em relação a 1 da sahara, e uso 2 lampadas de 75W ligada em relê direto, aumentando a potencia da iluminação.

Troca de óleo a cada 3000kms me possibilitando um maior percurso sem ter que parar pra troca de óleo, a minha sahara era a kda 1500kms.

Eu aconselho pra quem tem vontade de ir dar uma voltinha em uma tenere que vá, sinta a moto etc, são bem diferentes....

Agora, é uma moto maior, mas pesada etc etc etc, quem naum tem perna naum adianta, naum consegue ficar com a moto, mas eu acho super legal a moto, to adorando encho o tanque rodo pra dedéu.....naum tem erro....voltaria pra uma sahara em ultimo caso, enquanto puder manter a ténere vou tocando....lógico, comprar ela pro dia a dia é meio exagerado, mas eu uso a minha todos os dias, alías eu só tenho ela e mais nenhum meio de condução...rodo todos os dias com ela...

Outra coisa é preço, paguei R$10500, já tive R$12000 com ela montada com os alforges e baú.....

Conselho, eu fiquei procurando a minha 8 meses pra comprar, fui em vários lugares e cidades pra ver tenerés, portando, quem quiser adquirir uma, o meu conselho é q pesquise mesmo, todas, olhem, conversem com que tem ou teve, compre a moto qd estiverem totalmentes esclarecidos, eu garanto que irão comprar um excelente moto e não irão c arrepender....

Bom, acho que escrevi bastante, quem quiser mais detalhes pode me escrever q estarei a disposição.

Mais uma coisa: 91, 92, 93 e algumas poucas ano 90 são 2VG - 2 faróis, paralama baixo, tanque de 24L e as 86 até 89 são todas 2TY - uma farol paralama alto na frente tanque de 22L.

Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
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