18-07-2007, 08:55 PM
Nelson MG
19-07-2007, 09:39 AM
Martinez Escreveu:Vale a pena assistir e curtir.
Se fizer, melhor... kekeke
No curso de aperfeiçoamento de pilotagem, mostraram também este vídeo e pediram para prestarmos atenção no ângulo da cabeça do piloto, para notarmos que ele sempre olha "bem a frente" de onde está. Nunca olha proximo da curva e sim adiantando bem, para mentalizar o traçado do caminho.
Abraço
12-01-2009, 08:05 PM
bom se ajudar esse programa passou no auto esporte de domingo !!!!
[youtube]http://youtube.com/watch?v=BM3QekuiNHs[/youtube]
[youtube]http://youtube.com/watch?v=BM3QekuiNHs[/youtube]
fgrillo
01-02-2012, 09:24 PM
Muito úteis as dicas para mim que sou iniciante no motociclismo.
Pelo menos no carro também sempre segui a dica de reduzir em linha reta antes, entrar na sem frear ou acelerar e começar a acelerar a partir da metade da curva, a sensação de que o carro "gruda" no chão é perceptível, dá bem mais segurança.
Com a moto ainda preciso "testar", não tenho confiança ainda pra deitar, a idéia é ir devagar a aprendendo/aperfeiçoando sempre. Respeitando os meus limites primeiro.
Pelo menos no carro também sempre segui a dica de reduzir em linha reta antes, entrar na sem frear ou acelerar e começar a acelerar a partir da metade da curva, a sensação de que o carro "gruda" no chão é perceptível, dá bem mais segurança.
Com a moto ainda preciso "testar", não tenho confiança ainda pra deitar, a idéia é ir devagar a aprendendo/aperfeiçoando sempre. Respeitando os meus limites primeiro.
neto_ba85
03-08-2012, 05:01 PM
Olá pessoal!
Já que o assunto é curva, existe um livro chamado "A Twist of the Wrist vol. II" e há algum tempo achei este site http://www.suzukionline.org/t12450-tradu...wrist-vol2 com a tradução dele (com alguns errinhos de português). Talvez alguém ache alguma utilidade.
Pra quem duvidar da tradução, o link do arquivo do livro em inglês é achado facilmente no gugou.com.
Tem algumas dicas e alertas bem interessantes, mas uma me ajudou muito pra deixar um pouco de lado o receio de fazer curvas mais longas, que é não ficar ereto e com as costas curvadas quando somos atingidos pelo vento dentro da curva.
Quando isso ocorre, somos obrigados a segurar com mais força o guidão, deixando as mãos momentaneamente (ou reiteradamente) sem oxigenação, o que pode causar a sensação de formigamento. :?
Além disso, como a parte superior do corpo está sendo atingida pelo vento, acabamos nos tornando uma espécie de vela de barco. Daí a moto começa a mudar de direção, o que pode ser um risco. Um piloto relaxado e abaixado na moto reduz o efeito do vento. Se aumentarmos o arrasto aerodinâmico produzido pelo conjunto piloto-moto dentro da curva, elevando o corpo, pode ser gerada uma situação um tanto arriscada. :? :?
Por fim, com as mãos formigando, justamente por estarmos segurando firmes demais, a vibração da moto é transferida com mais intensidade ao nosso corpo, o que nos leva a segurar o guidão com mais força pois a sensação de formigamento aumenta, e nos dá uma sensação errônea da velocidade que realmente estamos imprimindo. Tudo dentro de uma curva. :!: :!:
Isso tudo sempre dentro dos limites de cada um, dos limites da motoca e levando em conta as condições externas (tempo, terreno, trânsito, etc). Avaliar tudo isso da forma correta e no tempo certo é algo que os livros não ensinam, só o tempo de estrada.
Tem mais dicas lá: como entrar na curva, manter velocidade, a questão das retomadas, inclinação, suspensão, etc.
Espero ter contribuído de alguma forma.
Abraço geral.
Já que o assunto é curva, existe um livro chamado "A Twist of the Wrist vol. II" e há algum tempo achei este site http://www.suzukionline.org/t12450-tradu...wrist-vol2 com a tradução dele (com alguns errinhos de português). Talvez alguém ache alguma utilidade.
Pra quem duvidar da tradução, o link do arquivo do livro em inglês é achado facilmente no gugou.com.
Tem algumas dicas e alertas bem interessantes, mas uma me ajudou muito pra deixar um pouco de lado o receio de fazer curvas mais longas, que é não ficar ereto e com as costas curvadas quando somos atingidos pelo vento dentro da curva.
Quando isso ocorre, somos obrigados a segurar com mais força o guidão, deixando as mãos momentaneamente (ou reiteradamente) sem oxigenação, o que pode causar a sensação de formigamento. :?
Além disso, como a parte superior do corpo está sendo atingida pelo vento, acabamos nos tornando uma espécie de vela de barco. Daí a moto começa a mudar de direção, o que pode ser um risco. Um piloto relaxado e abaixado na moto reduz o efeito do vento. Se aumentarmos o arrasto aerodinâmico produzido pelo conjunto piloto-moto dentro da curva, elevando o corpo, pode ser gerada uma situação um tanto arriscada. :? :?
Por fim, com as mãos formigando, justamente por estarmos segurando firmes demais, a vibração da moto é transferida com mais intensidade ao nosso corpo, o que nos leva a segurar o guidão com mais força pois a sensação de formigamento aumenta, e nos dá uma sensação errônea da velocidade que realmente estamos imprimindo. Tudo dentro de uma curva. :!: :!:
Isso tudo sempre dentro dos limites de cada um, dos limites da motoca e levando em conta as condições externas (tempo, terreno, trânsito, etc). Avaliar tudo isso da forma correta e no tempo certo é algo que os livros não ensinam, só o tempo de estrada.
Tem mais dicas lá: como entrar na curva, manter velocidade, a questão das retomadas, inclinação, suspensão, etc.
Espero ter contribuído de alguma forma.
Abraço geral.
03-08-2012, 07:07 PM
E aqui que encontramos uma coisa que tenho visto que preciso praticar continuamente.
Tô sofrendo horrores para fazer as curvas e as vezes vejo que entro nelas muito devagar e aí como a segunda faixa da via ou então me complico toda.
Claro que, com tanta experiência que tenho (500 km) obviamente que compreensível que isso será melhorado com tempo e treino.
Contudo, uma leitura nos fóruns, nos livros, uma olhada no Youtube sempre ajuda. E é o que estou fazendo.
Valeu mano neto_ba85 pelas dicas e um revival do post! 8)
F@vero, meu moderador preferido (hehe), vc postou o link do Autoesporte - num post de 2012, mas acho que ele sumiu.
Procurei no YouTube e achei o novo link.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ogAtXRN9PKk[/youtube]
Vamos lá galera, quero ver meu escape todo arranhado! (brincadeira, brincadeira)
Tô sofrendo horrores para fazer as curvas e as vezes vejo que entro nelas muito devagar e aí como a segunda faixa da via ou então me complico toda.
Claro que, com tanta experiência que tenho (500 km) obviamente que compreensível que isso será melhorado com tempo e treino.
Contudo, uma leitura nos fóruns, nos livros, uma olhada no Youtube sempre ajuda. E é o que estou fazendo.
Valeu mano neto_ba85 pelas dicas e um revival do post! 8)
F@vero, meu moderador preferido (hehe), vc postou o link do Autoesporte - num post de 2012, mas acho que ele sumiu.
Procurei no YouTube e achei o novo link.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ogAtXRN9PKk[/youtube]
Vamos lá galera, quero ver meu escape todo arranhado! (brincadeira, brincadeira)
neto_ba85
06-08-2012, 10:03 AM
Brochadinha Escreveu:(...) Valeu mano neto_ba85 pelas dicas e um revival do post! 8)
(...)
Procurei no YouTube e achei o novo link.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ogAtXRN9PKk[/youtube]
Vamos lá galera, quero ver meu escape todo arranhado! (brincadeira, brincadeira)
Nada!
Aos poucos vou concatenando as idéias e lembranças e postando na medida do possível.
Pelo revival do post, os créditos são do colega fgrillo.
Abração!!
kertischka
09-09-2012, 03:11 PM
Olá galera que gosta da adrenalina das curvas, eu sempre uso mesma tática com o carro e com a moto, sempre reduzo a velocidade antes de chegar na curva, depois estabilizo acelerando. sinto que tanto o carro como a moto grudam no chão, claro que não dando acelerações bruscas, mas constantes,saindo com firmeza para a reta.
Um abraço a todos !!!!
Um abraço a todos !!!!
09-03-2015, 09:46 AM
neto_ba85 Escreveu:eu ainda não tinha visto este video mas interessante.Brochadinha Escreveu:(...) Valeu mano neto_ba85 pelas dicas e um revival do post! 8)
(...)
Procurei no YouTube e achei o novo link.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ogAtXRN9PKk[/youtube]
Vamos lá galera, quero ver meu escape todo arranhado! (brincadeira, brincadeira)
Nada!
Aos poucos vou concatenando as idéias e lembranças e postando na medida do possível.
Pelo revival do post, os créditos são do colega fgrillo.
Abração!!