Sahara Maniacos

Versão completa: Lubrifikator de correntes Gambitech
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Miguelfialho

Aqui vai, ainda em fase de testes, mas funcionando....

Material:
Resevatório de óleo do fusca...(5,00)
Manqueira de silicone (6,00)
Torneira de ar para aquario (0,70)
Abraçaseira para homocinética (2,00)
Lacres de plastico (0,10 cada)
Tubo de cobre de refrigeração de 5 mm (sucata)
[Imagem: DSC07736.jpg]

Ajuste o tubo a aproxim 3 cm acima da corrente ...
[Imagem: DSC07746.jpg]
[Imagem: DSC07748.jpg]

Prenda a torneira na coluna do quadro...
[Imagem: DSC07747.jpg]

Usei o parafuso que prende o banco , e um suporte de ferro para prende-lo ( o suporte tem que ser feito, mas usei um suporte de tranca)
Detalhe, o espaço é o da caixa de ferrramentas! Que não uso pois na chuva ensopa tudo dentro dela!
[Imagem: DSC07749.jpg]

Ele goteja aproximadamente 50 gotas por minuto, cornometrei dois minutos, com a moto andando em primeira a 10km/h , foi mais que o necessário!

Tenho um elétro mas usa um óleo muito fino e faz uma bagunça na fiação....kkkk
Aproveitem...funciona, vou procurar apenas um reservatório menor, assim que achar um aviso a todos!

[/img]
Pelo visto terei aque adaptá-lo em outro lugar..não esqueçam de minha big caixa de ferramenta........................vi na moto do Fernando(MC PREGUIÇA) um elétrico que é original da Twister, será que serve???????

Miguelfialho

Eu tenho um que estou guardando para a Sahara novinha que ainda vou comprar...kkkk

Paulino

Que legal Miguel...

Eu também coloquei um na minha mocréia, só que o meu tem acionamento elétrico... hehe. O Ivan viu no encontro de São Lourenço...

O reservatório fica ao lado do carburador da sassa, no lado direito, e fica preso no quadro. A bombinha utilizada foi uma de ejetor de água de pára-brisa e o botão de acionamento fica no guidão. Depois eu posto as fotos.

O único problema que tenho é que o óleo é literalmente "espirrado" na corrente, fazendo uma meleca danada. A ponta da mangueira fica presa no protetor do pinhão e o óleo lambreca o pedal do câmbio e o descanso da mocréia... Sad

Tô pensando em colocar um igual ao seu na minha sassa, permanecendo os locais do reservatório... Assim, não faço nenhuma bagunça... Wink

Abraços saharentos...
Porr.... os lacres na cor verdinho fluorescente foi o que há.... Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin mas gostei do resultado.
Dúvidas. Se colocar o caninho mais próximo da corrente, com os solavancos que ela dá, eles podem ser chocarem e pode danificar, ou o cano ou a corrente (mais fácil o cano). Entretanto, acho eu, acho... que a 100 km/h ou mais, está muito alto, a ventania, que não é pouca, vai dissolver a gota ou levá-la pra longe... será que não???

Tenho mais uma dúvida... mesmo os óleos especialmente desenvolvidos para lubrificação de corrente, tipo o da motul, que custa horrores (R$ 50,00 o frasquinho), recomenda-se passar com a corrente limpinha limpinha, esperar aderir por 15 minutos pra usar a moto. Mas o resultado compensa, pois segura a lubrificação por cerca de 500 km. Uso uma graxa branca em spray, que também dura, e dura muito, pra terem uma idéia, lubrifiquei antes de ir a Barretos. Só vou lubrificar novamente porque vou lavar a corrente pra tirar a sujeira que lá está, mas a graxa ainda está na corrente, muito boa...

Miguelito, acho que tem coisas importantes a responder pra galera:

1) A gota atinge seu destino independente da velocidade?
2) Qual a autonomia do reservatório?
3) Qual o tipo de óleo usar e qual o custo?
4) Ocorre deriva do óleo? Respingos em outras partes, por exemplo, no pé do garupa??? sabe como são as mulheres, ainda mais quando se anda só de sandalhinha ou tamanquinho dentro da cidade...ficar com a gata com o pezão meladão de óleo num vai dar... Big Grin
5) Como a gota vai ter ação somente da gravidade para cair, como fica a aplicação com a moto em terreno mais acidentado, ondulado, visto que o quadro elástico trabalha muuuuuuuuuuuito na vertical...com certeza afetará o ponto alvo da gota. Veja o Paulino, ele tem esse problema... :twisted:

E todas as perguntas que fiz por Mighelito vale para os outros inventores, inclusiva para as gambi postadas aqui a mais tempo.
Bom, que fique claro que não quero aqui colocar impedimentos nos desenvolvimento das gambitech. Se notarem, comentei sobre a ciclística quando o Fbastos colocou uma caixa de 50 litros do lado esquerdo da moto Big Grin e, depois do lance do parafuso no bloco do motor pra forçar uma peça do sistema de corrente de comando, acho muito pertinente começarmos a exigir um certo grau de comprometimento nas gambi...

O meu intuito aqui é que não seja somente mais uma gambi (aliás, entitulei de "gambitech" a pedidos - eu particularmente não gosto do nome - opinião minha, não sei se estou errado, gambi tá impressão de coisa mal feita). Acho que um apaixonado por motos, que senta no final de semana, de madrugada, no domingo somente com luz abajur e tudo mais Big Grin Big Grin está fazendo desenvolvendo muito mais que uma simples gambi. Depois outra, o saharento não está fazendo uma gambi, como o nome sugere, e sim desenhando, lixando, entortando, cortando, pintando, etc, etc, etc...acho que merece uma denominação mais a altura dos nossos inventos...

Bom, mas o nome do sub-fórum é o de menos, o importante (e o ponto que estou preocupado a partir de agora) é a qualidade dos produtos desenvolvidos por nossos membros inventores). Digo isso porque não consigo tirar o lance do parafuso no bloco do motor da cabeça. Talvez porque "assusta" ao ver... num sei.

Miguel, parabéns pela iniciativa, já é de costume no clube XT600 mas acho que vc voi o primeiro a fazer na nossa sassa e está de parabéns pela iniciativa, e tudo mais.

Acho bacana o seguinte, a partir daqui.

- Paulino, eu, Ivan e Hamilton... estamos usando um tensor desenvolvido pelo Hamilton. Eu estou usando o meu a 3 mil km. Está aprovado.
- Filtro de ar feito em casa. A Iaci e mais gente usa a um bom tempo, está aprovado.
- Caixa de ferramentas em PVC colocada no protetor de motor (muitos membros tem - Ivan, Fábio Naby, Alemão, etc). Está aprovado.
- Faróis de milha, tanto na pedaleira avançada como na carenagem frontal. Muitos membros tem. Desde que atenda as normas de trânsito, está aprovado.
- Reforço do bagageiro e da parte terminal do quadro com ferro maciço e solda MIG (Martinez). Está aprovado.
- Bolha mais alta, Paulino... consumo, estética, estabilidade... aprovado.
- Lubrificador automático de corrente, versão sahara by Miguel, aprovado.
- Caixa de ferramentas grande na lateral esquerda. Aprovado.

E temos ainda as promessas...

- Bolha avançada em acrílico feita com secador de cabelo, Hamilton, cadê?
- Tensor com mola fio de piano, Hamilton, cadê?
- Alforjes rígidos, tipo cópia dos GIVI, Hamilton, cadê?
- Retrovisores presos na carenagem, Hamilton, cadê?

Tenho certeza que assim fica melhor, quem acessar o fórum, além de ver, tem a certeza da confiabilidade do invento. Assim, terá segurança em fazer na sua sahara sem medo de ser feliz.

Abraços aos inventores saharentos.
Um dia também faço a minha gambi, a pedaleira avançada que fiz num conta, foi muito fácil... Big Grin
Miguelfialho,

Este assunto já havia sido aberto no tópico RELAÇÃO, em 28/03. Conforme site ali postado, só faltou vc colocar uma torneirinha, o que daria a opção do momento a lubrificar a corrente.
Um grande abraço e parabéns pela realização.

Paulino

Sahara também é cultura... Faz com que desenvolvemos nosso senso crítico e nossas competências... Big Grin

Quem gosta cuida e quer bem, né? Big Grin

Ô Martineixxxx, você esqueceu da minha "gambitech"... Bolha avançada copiation colombiana com very inclinação maximum perfomance minimum fuel high estabilization tabasahara... Big Grin Big Grin

Essa tá mais que aprovada, além de diminuir o consumo de combustível e melhorar a estabilidade da minha menina, deu um visu "quase exclusivo"... Big Grin Pelo menos aqui em Minas, só eu mesmo... Tô reinando!!! Big Grin

Ah, o Ivan tá usando o tensor de corrente também... Ele tá achando super super também... Trancos na corrente são coisas do passado! Wink

Abraços saharentos...

Miguelfialho

Miguelito, acho que tem coisas importantes a responder pra galera:

1) A gota atinge seu destino independente da velocidade?
2) Qual a autonomia do reservatório?
3) Qual o tipo de óleo usar e qual o custo?
4) Ocorre deriva do óleo? Respingos em outras partes, por exemplo, no pé do garupa??? sabe como são as mulheres, ainda mais quando se anda só de sandalhinha ou tamanquinho dentro da cidade...ficar com a gata com o pezão meladão de óleo num vai dar...
5) Como a gota vai ter ação somente da gravidade para cair, como fica a aplicação com a moto em terreno mais acidentado, ondulado, visto que o quadro elástico trabalha muuuuuuuuuuuito na vertical...com certeza afetará o ponto alvo da gota. Veja o Paulino, ele tem esse problema...

Vamos lá: levei um tempo com essas perguntas para mim mesmo bolando as instalações, pensei que nunca iriam me perguntas, gosto disso pessoal bom de roda!
1) Atinge o centro da corrente, pois fica protegido do vento, que é o que mais interfere nessa situação. Mas o ideal é que a lubrificação seja feita na menor velocidade possível para ficar uniforme.
2) Ele tem capacidade para 200ml. Isto que dizer o seguinte, levando em conta por método empírico (essa foi boa) pois testei em na prática: cronometrei a vazão>aprox 50 gotas por min...com óleo 90, mais que suficiente entre um e dois minuntos de lubrificação com velocidade máxima de 10km por hora ( pode ser feito até saindo de um posto de gasolina na viajem), cada 3 gosta são 0,15ml , isso dá entre 2,5 e 5,0ml por lubrificação, logo pelo menos 20 lubrificações, se for fazer a cada 500km serão 10.000 lubrificados.
3) Segui a recomendação de um amigo, ex-piloto da aviação e que tem moto desde 1970, uso óleo para caixa de marcha de automóvel, óleo 90, paguei 8,00, tem um ano.
4) Quanto aos respingos...essa é a vantagem do óleo 90, mais denso evitando respingos desnecessários. Outra coisa, tenho um sistema elétrico quase sem uso com manual, ele indica a posição do gotejador para ser instalado na balança, com o óleo correndo em direção da coroa. Ele usa um óleo mais fino ( esse de 50,00) acho arriscado, pois se colocar em excesso ele pode ir para o pneu(risco de derrapagem) ou para o tambor (prjudicando o freio)
5) O ponto de instalação fica bem perto do ponto mais rígido do quadro, ou seja no vértice inferior, o processo de lubrificação deve ser feito de modo sistemático procurando andar devagar em terreno seguro pois vc terá que fechar o registro. Tomei o cuidado de colocar o registro em um local de fácil acesso, para poder fechar e continuar a viajem apenas passando a segunda marcha já no acostamento.
6) Quanto ao item que não foi enumerado, citando a possibilidade da corrente atingir o gotejador: há sim essa possibilidade, mas apenas na instalação feita na balança como indica o fabricante do modelo elétrico, pois a corrente oscila mais na parte inferior da balança, assim coloquei na parte superior onde a corrente está apoiada sobre o protetor. Como já estou usando o tensor de corrente by Hamylton, essa possibilidade fica mais remota ainda.
7) Na foto aparece um tubo plástico comum, mas optei por usar um de silicone, mais resistente a dobras, tem em loja de moto a um custo de 6,00 reis 25 cm.
8) As abraçadeiras verdes foram usadas para melhorar o visual para a foto, serão trocados pelas pretinhas!

Agora a título de curiosidade, esse sistema não é uma invenção nossa, como foi citado já apareceu no fórum da XT600. O pai de um amigo me contou que instalou um em sua Índian 1200cc em 1960, usando um reservatório de freio de fusca, e registro de latão usado em gás de cozinha. Ele ainda usava um pincel preso com uma mola para tirar o excesso de óleo, depois da lubrificação ele levantava o pincel e seguia viagem.
Boa tio sukita...
então eu entendi errado, desculpe-me. Achei que a lubrificação seria constante, que burrice a minha... daí a pergunta sobre vento, deriva e tudo mais... foi mal.

1960 faz tempinho ... Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Caro gambiteiros de plantão......adorei o n´vel de exigência do grupo, mas tem que ser assim mesmo, sempre na retranca principalmente se forem coisas que se derem algum defeito podem ocasionar acidentes.
Vamos, lá..........quanto a caixa de ferramenta na lateral esquerda, já rodei bastante desde que coloquei-a, passo na buracada(nenhum som externo) estou sempre de olho nos suportes para ver se os parafusos afrouxaram, mas por questões de segurança irei colocar mais duas abraçadeiras diretamente no quadro da moto, deste modo pode arrebentar os 6 parafusos, que acho improvável devido a pressão de 10kgf que coloquei em cada um deles, teria que arrebentar no mínimo dois dsuportes para o caninho pensar em cair Tongue Tongue Tongue Cadeado aprovado, praticidade total(vou levar duas câmaras vazias ali dentro quando formos para SP...................e não alterou a dirigibilidade da moto, nem coeficente de atrito e nem centro gravitacional, gostou Miguelito?????? Tongue Tongue Tongue Tongue
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