Sahara Maniacos

Versão completa: Tutorial de limpeza do carburador
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Enfim, saiu, o tutorial saharamaniaco de manutenção do carburador.

Fotos: Dotô dusdenti Douglas
Texto: Dotô dusPC Adrian
Mãos: Dotô dusdenti Douglas
Pernas: Dotô dusPC Adrian

recomenda-se que se tenha à mão o kit de reparo da siverst,
se vc desconfia que o carburador está com peças gastas.

motos com consumo alto, geralmente deixam de ser beberronas
após essa limpeza, ainda mais, se o kit for trocado...

evite usar esponja de aço (bombril), pois sempre fica um "cabelinho".

primeiramente, vc tem que retirar o bura do lugar, para isso,
feche o registro de combustivel, solte a mangueira de entrada
de combustivel, ponha um recipiente embaixo da moto (e das
mangueiras) e abra o parafuso de drenagem.
A gasolina da cuba descerá.
[Imagem: IMG_0218a.JPG]

[Imagem: IMG_0846aa.JPG]
1 - desenrosque esta peça, é a outra ponta do cabo do afogador,
cuidado para nao quebra-la, pois é fragil.
(nesta foto, a peça ja tinha sido trocada por uma de metal)
2 - entrada de gasolina. só desconecte esta mangueira,
APÓS ter fechado o registro do tanque (posição off)

retire as carenagens, o banco e o tanque, mova para a frente a haste
que segura a carenagem frontal, da lateral direita.

solte os cabos do acelerador e afrouxe as abraçadeiras que seguram o bura.

[Imagem: IMG_0845aa.JPG]
1 - a haste que deve ser movida para frente, é a que recebe o parafuso destacado.
2 - parafuso da abraçadeira do duto de ar.
3 - parafuso da abraçadeira do coletor.

com cuidado para nao danificar, pressione o duto da
caixa de ar para desencaixa-lo do carburador.

com o duto ainda pressionado, puxe o carburador aos poucos,
para ele se soltar do coletor, que o une ao motor.
pronto! o carbura está solto na sua mão.
[Imagem: DSC02843_640x480.jpg]

muito cuidado com os parafusos que fecham a cuba e a tampa do carbura,
geralmente eles ficam agarrados e espanam a cabeça com facilidade.

desmontar o carbura é fácil, as duvidas sempre são:
saber onde vão as peças depois de limpas.


desmontando a tampa:
retire os 4 parafusos. (marque a posição das presilhas dos cabos de borracha)
[Imagem: DSC02845_640x480.jpg]

agora vc tem na mao, a mola e o pistonete.
[Imagem: DSC02841_640x480.jpg]

para retirar a agulha, basta torcer de leve o parafuso de plastico no fundo do pistonete
[Imagem: DSC02830_640x480.jpg] [Imagem: DSC02832_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02829_640x480.jpg] [Imagem: DSC02825_640x480.jpg]

desmontando a cuba:
remova os 4 parafusos
[Imagem: DSC02861_640x480.jpg] [Imagem: DSC02860_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02859_640x480.jpg]

o eixo da boia sai fácil, um alfinete qualquer ja basta para empurra-lo.
[Imagem: DSC02858_640x480.jpg] [Imagem: DSC02857_640x480.jpg]

cuidado com o estilete, para ele nao se danificar, caindo no chão.
[Imagem: DSC02856_640x480.jpg] [Imagem: DSC02855_640x480.jpg]

agora vc tem acesso aos giclês, tão comentados em outros tópicos
[Imagem: DSC02853_640x480.jpg]

retirando o de alta e o de baixa
[Imagem: DSC02850_640x480.jpg] [Imagem: DSC02849_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02852_640x480.jpg] [Imagem: DSC02834_640x480.jpg]

e o pulverizador
[Imagem: DSC02835_640x480.jpg]

agora, o parafuso da mistura
[Imagem: DSC02864_640x480.jpg] [Imagem: DSC02862_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02863_640x480.jpg]

limpe bem todas as peças com um pincel e gasolina limpa,
use jato de ar comprimido em todos os orificios do carburador.
evite jogar óleo dentro do carburador, ele trabalha melhor a seco.

hora da montagem:
o processo de montagem é o inverso da desmontagem, portanto,
vamos abordar só as dicas que facilitam o trabalho, lembrando que
tudo deve se encaixar harmoniosamente e sem necessidade de esforços.

repare na orelha da borracha do pistonete, nao tem como monta-la
errado sem destruí-la (a tampa tb tem uma orelha correspondente).

coloque o estilete na boia, antes de colocar a boia no lugar

o manual manda deixar o parafuso da mistura em 1 volta e 3/4, para
isso, aperte-o até encostar na sede, mas nao o force, entao desaperte o que manda o manual.

o carburador entra do jeito que saiu, pressionando o duto da caixa de ar.

antes de recolocar o tanque, volte a haste que segura a carenagem à posição original.

não esqueça de recolocar o cabo do afogador.

daí pra frente, o resto é moleza.

Qualquer detalhe omitido, por favor, avisem!

depois, é só seguir o tutorial de regulagem da mistura Link

oswaldo junior

Olá Pessoal,

Se a moto estiver consumindo excessivamente o combustivel, um dos motivos PODE ser a Válvula Agulha (Neddle valve, conforme o skecth) para saber se agulha está gasta é simples, a ponta da agulha é de Vintom (borracha) se ela estiver marcada em volta, ou seja, como se fosse um anel, então ela não está vedando como deveria, é por aí que se passa o combústivel que a agulha deveria vedar.

Sugiro que seja trocada, não creio que se ache outra com ponta de Vintom, ou se encontrar dúvido que seja da mesma qualidade (mesmo fabricante). Por isso o melhor é optar por uma que seja inteira de aço inox.

Não sei, mas talvez eu ainda tenha alguma dessas agulhas por aqui, tenho de checar.


Abraços,

Oswaldo-Vinhedo

clevison

Cruzes, é facinho assim, beleza , podem trazer as suas motocas aqui que o clevison vai fazer um precinho bem camarada para abrir os seus carburas e botar em pratica tudo o que ele aprender aqui,heheheheheh :twisted: :twisted:
oswaldo junior Escreveu:Olá Pessoal,

Se a moto estiver consumindo excessivamente o combustivel, um dos motivos PODE ser a Válvula Agulha (Neddle valve, conforme o skecth) para saber se agulha está gasta é simples, a ponta da agulha é de Vintom (borracha) se ela estiver marcada em volta, ou seja, como se fosse um anel, então ela não está vedando como deveria, é por aí que se passa o combústivel que a agulha deveria vedar.

Sugiro que seja trocada, não creio que se ache outra com ponta de Vintom, ou se encontrar dúvido que seja da mesma qualidade (mesmo fabricante). Por isso o melhor é optar por uma que seja inteira de aço inox.

Não sei, mas talvez eu ainda tenha alguma dessas agulhas por aqui, tenho de checar.


Abraços,

Oswaldo-Vinhedo

só uma retificaçãozinha...

a AGULHA fica no pistonete, já o ESTILETE, fica na boia...

o ESTILETE é quem tem a ponta emborrachada (original).

mas valeu pela informação adicional Big Grin
Indomado... parabéns... belo Tuto... melhor do que imaginava!!!

Esse final de semana é mão no Bura...

Valeu irmão... Wink

João Carlos

Parabéns pelo tuto, Indomado!

Com certeza vai ajudar muita gente.
Muito bom Indomado,, parabéns,,,
Depois dessa,, vou encarar a limpreza..

Só uma curiosidade, porque reparo siverst?

Eu tenho procurado o reparo aqui em Brasilia e é a maior dificulidade..
Além da limpeza, podia aproveitar e dar dicas de regulagem.
Por exemplo, a minha está gastona, voltou a fazer 19 ou até menos está meio ruizinha de lenta.
Parafuso do ar? Big Grin
Muito bem! Parabéns Sr. Des-Enrolado, finalmente "nasceu a criança" ! Big Grin
Explica esta história de latinha de cerveja, lá do outro tópico. Confesso que "numtindi" Sad
Onde é que vai esse treko, na admissão de ar do carburador da sahara?
(aí vai ser uma Sahara Flex?) Big Grin Big Grin Big Grin

O Indomado Escreveu:e por falar em vácuo...
por que não fazer um divisor de fluxo com uma latinha de cerveja? Wink
isso evitará que o ar passe pelo carburador, fazendo um redemoinho, o que gera uma certa resistencia à entrada do mesmo... :o
As fotos a seguir foram tiradas usando um carburador de tornado 250cc
[Imagem: dsc04341czh4.jpg] [Imagem: dsc04342cbn0.jpg]
funciona e eu agarantchio Big Grin

Brant Lott

Dear Red Honda (uma vez que a moda é falar "ingrês"),

Dá uma olhadinha no tópico:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=995&start=30">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... 5&start=30</a><!-- m -->

Funciona mesmo, o Indomado está certo... Mas só vale a pena em motores turbo e/ou injetados...

Mas nada impede também que se coloque nas nossas meninas...

Abraço, irmão!
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